O Ayurveda e os Doshas

11-11-2021

No Ayurveda, diz-se que a nossa constituição é formada por três forças vitais ou doshas, conhecidas como Vata, Pitta e Kapha.

Os doshas, por sua vez, originam-se a partir dos cinco elementos ou panchamahabutas, os quais compõem tudo o que existe no universo. São eles o espaço, o ar, o fogo, a água e a terra.

Em particular, no ser humano, estas três forças existem em proporções diferentes, conferindo determinadas características físicas e psicológicas.

Uma medicina milenar

Com base neste conhecimento, decorrente do Ayurveda, o sistema milenar que está na fundação da medicina indiana, são prescritas dietas, atividades e estilos de vida apropriados a cada caso, salvaguardando que a pessoa aprende o que significa "equilíbrio" para o seu caso em particular.

De uma forma simplista, podemos dizer que Vata é o dosha que controla o movimento, Pitta controla o metabolismo e Kapha controla a estrutura. 

Estes três doshas, combinados em diferentes proporções, resultam nas diferentes constituições que encontramos em todos os seres humanos e, mais além, em tudo aquilo que existe e é conhecido por nós.


A Medicina Ayurvédica foca-se em contribuir para que o indivíduo viva uma vida feliz! É uma verdadeira medicina holística, olhando o ser humano como um todo. Já pensaste como seria se, nas sociedades ocidentais, a atenção estivesse focada em prescrever o estilo de vida mais apropriado a cada caso, com o objetivo de que a pessoa seja feliz e realize o seu potencial?

A mim, parece-me maravilhoso.